Numa visita recente à Marinha Grande, pude constatar que a cristalaria manual de vidro tem tradições de produção com mais de 250 anos e é uma importante indústria com um valor cultural elevado, dado ser uma produção do tipo artesanal, de vidro soprado, que empregava, ainda recentemente, muitas centenas de pessoas numa produção de grande qualidade artística.
No entanto, está a atravessar uma grave situação, que já levou ao encerramento de linhas de produção e ao desemprego de largas centenas de pessoas, dados os elevados custos energéticos e das matérias-primas.
Embora haja empresas modernas em subsectores da indústria do vidro (vidro de embalagem e cristalaria automática), é fundamental que se mantenha a cristalaria manual de vidro, pela sua importância cultural e artística e pela manutenção do emprego nesta zona.
Dada esta notável actividade artística, reconhecida além fronteiras, há turistas interessados em conhecer este modo de produção, que corre o risco de extinção nesta zona.
Assim, solicito à Comissão que me informe do seguinte:
1. Que apoios podem ser utilizados para a defesa e promoção de produções industriais com aspectos importantes de produção manual e grande valor artístico?
2. Que medidas podem ser adoptadas para a defesa da cristalaria manual de vidro comum da zona da Marinha Grande, tendo em conta a possibilidade de desenvolvimento de um projecto integrado de produção, formação e divulgação, que aproveitasse o conhecimento e o saber de muitos profissionais ainda existentes