Intervenções

Censurar a Comissão Europeia - defender os agricultores e denunciar quem os trai
22 Janeiro 2026
Em primeiro lugar, quero dizer que votámos favoravelmente esta moção de censura, porque consideramos que a Comissão Europeia merece censura e o Mercosul é uma das razões para essa censura. Porque a Comissão Europeia desrespeita os parlamentos nacionais, recusando ouvir a sua opinião e recusando ter em conta essa opinião que tem que ser dada e ainda por cima, prejudicando os agricultores e a produção nacional.

Os problemas dos povos não interessam ao Conselho Europeu
21 Janeiro 2026
Senhora Presidente, Senhor António Costa, as conclusões da última reunião do Conselho - uma reunião que foi há pouco mais de um mês, mas parece que já foi há uma eternidade - são, de facto, conclusões de uma reunião desligada daquilo que é a realidade que vivem os povos no espaço da União Europeia.

Gronelândia: Não é com a submissão da UE aos EUA que se afasta a ameaça de Trump
20 Janeiro 2026
Senhor Presidente, Senhora Alta Representante, Kaja Kallas, a ofensiva agressiva e exploradora do imperialismo norte‑americano é uma ameaça à Gronelândia. A submissão da União Europeia aos Estados Unidos aumenta o risco de concretização dessa ameaça, e a dualidade de critérios da União Europeia enfraquece a capacidade de defender o povo da Gronelândia dessas ameaças.

Mercosul: é possível responder às razões dos Agricultores
19 Janeiro 2026
Senhor Presidente, Senhora Comissária, os agricultores têm razões para protestar contra o Mercosul, e a Comissão Europeia devia ouvir essas razões. Os agricultores protestam porque esse acordo significa uma ameaça de liquidação de dezenas de milhares de explorações agrícolas familiares, de redução dos rendimentos dos agricultores, de abandono acelerado da produção, de agravamento da dependência alimentar.

Necessidades económicas e sociais devem ser prioridades do Orçamento da UE
16 Janeiro 2026
A proposta de relatório intercalar tem alguns elementos relevantes, a partir dos quais pode ter um ponto de partida relevante para abordar as questões relacionadas com as competências desta Comissão de Emprego e Assuntos Sociais.

Conselho Europeu - mais submissão aos EUA e desprezo pelos povos
17 Dezembro 2025
Senhor Presidente, Senhor Comissário Šefčovič, a próxima reunião do Conselho Europeu é anunciada com grandes críticas a Trump, mas com a mesma posição de submissão e subalternização da União Europeia em relação aos Estados Unidos, o mesmo desprezo pelas necessidades dos povos no espaço da UE, a mesma cumplicidade com o genocídio e a ocupação da Palestina.

Activos russos - uma invenção arriscada para financiar o prolongamento da guerra
17 Dezembro 2025
Senhor Deputado Di Rupo, o senhor falou na solução da mobilização dos ativos russos para prolongar a guerra na Ucrânia. O que a União Europeia está a propor é que se insista no prolongamento da guerra na Ucrânia, gastando, com esse objetivo, um valor superior àquele que já foi gasto até hoje, com o prolongamento da guerra na Ucrânia.

UE/EUA - a arrogância de Trump é proporcional à submissão da UE
17 Dezembro 2025
Senhor Deputado Berendsen, o senhor mostra-se espantado com a arrogância da administração Trump na sua estratégia de segurança nacional face à União Europeia.

Palestina/Líbano - UE mantém cumplicidade com agressões e ocupação por Israel
16 Dezembro 2025
Senhor Presidente, Senhora Comissária Šuica, Israel viola o cessar-fogo e continua a assassinar crianças, jornalistas, quem quer que seja que decida assassinar, em Gaza.
Israel decide bombardear o Líbano e mata civis, destrói infraestruturas civis, faz aquilo que entende — violando o direito internacional, desrespeitando completamente a soberania do Líbano e o seu povo.

Habitação - o plano da UE desconsidera o investimento na habitação pública
16 Dezembro 2025
Senhora Deputada Marie Toussaint, a senhora fez aqui um sublinhado de que este é um plano que parece preocupar-se mais com o setor imobiliário e com as empresas de construção do que com as pessoas que precisam de habitação.