Numa visita recente à Agromais- Entreposto Comercial Agrícola CRL tive conhecimento de dois projectos agrícolas de emparcelamento rural integrado que procuram corrigir a deficiente estrutura fundiária existente para facilitar a adopção de técnicas mais eficientes de regadio, a modernização dos cultivos, aumentos de produtividade e redução de custos. Esses projectos foram desenvolvidos pela Agrotejo-União Agrícola do Norte do Vale do Tejo, que é uma associação de agricultores sediada em Golegã, contando com o apoio da Agromais. Os dois projectos (Projecto de emparcelamento rural integrado da “ Azinhaga, Golegã e Riachos” e projecto de emparcelamento do “ Pinheiro Grande e Carregueira”) envolvem, no seu conjunto, cerca de mil agricultores e proprietários de terra e cerca de 7000 ha.
Entretanto, devido aos custos que a concretização das obras implica (rede viária, captações de água, rede eléctrica, etc), os seus promotores aguardam apoios públicos.
Assim, solicito à Comissão Europeia que me informe sobre os apoios comunitários que são possíveis para apoiar aqueles projectos.