Pergunta Escrita à Comissão Europeia, João Ferreira no Parlamento Europeu

Appoio ao sector das rochas ornamentais na zona de Sintra

A crise no sector das Rochas Ornamentais nas Freguesias de Pêro Pinheiro, Montelavar, Terrugem e Almargem do Bispo, no concelho de Sintra, é muito profunda e já custou mais de metade dos postos de trabalho que existiam. Cerca de 70% da sua capacidade produtiva instalada encontra-se inactiva e só nos últimos 15 anos fecharam mais de 130 empresas, apesar da indústria dos mármores ser das mais antigas actividades produtivas do concelho de Sintra.

Ora, é essencial uma política de dinamização do sector das indústrias extractivas e transformadoras de rochas ornamentais, pelo que solicitamos à Comissão Europeia as seguintes informações:

1. Que programas podem ser utilizados para apoiar a divulgação, revitalização e dinamização deste importante sector produtivo das rochas ornamentais?

2. Que medidas podem ser tomadas para que as indústrias extractivas e transformadoras de rochas ornamentais do concelho de Sintra sejam consideradas um “sector produtivo especial” com apoios específicos para o seu desenvolvimento, tendo também em conta o seu importante contributo para a criação de emprego?

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Perguntas e Propostas
  • Parlamento Europeu