Candidatura Carsid, Bélgica

Esta candidatura refere-se ao despedimento de 939 trabalhadores, relacionados com o encerramento da unidade de produção da empresa Carsid SA, na Bélgica, a qual produzia brames de aço usados na produção de produtos laminados a quente e a frio usados na construção, em equipamentos de transporte e no sector automóvel.
A justificação apresentada para este despedimento na unidade de produção da empresa Carsid SA («Carsid») está relacionada com as "importantes mudanças estruturais nos padrões do comércio mundial decorrentes da globalização", com o declínio acelerado da quota de mercado da União no sector da produção de aço bruto em vazamento contínuo a nível mundial e com uma diminuição significativa da produção de aço bruto em vazamento devido a uma descida na procura de produtos siderúrgicos nos sectores automóvel e da construção.
Esta é a consequência da desindustrialização, fruto das políticas de destruição do tecido produtivo e da financeirização do capital, tendo como primeiro e único objectivo o lucro mais fácil e mais rápido.
A mobilização da quantia de 911 934 euros é apenas um paliativo que, sendo necessário, não é a solução. Impõe-se outro rumo para a Europa, um rumo que tenha no centro das suas políticas a justiça social e o bem-estar dos Povos.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu