A comunicação social luxemburguesa e também a de língua portuguesa no Luxemburgo têm noticiado o despejo de trabalhadores portugueses de albergues para acolhimento de emigrantes. Este problema foi também já apresentado ao PCP através das suas estruturas locais.
Este processo, segundo é noticiado, despeja para já 14 portugueses, de um primeiro albergue, mas com o encerramento de outros, podem ascender à casa das centenas os portugueses que ficarão sem local onde viver. Estes albergues são um apoio importante para trabalhadores com salários baixos e vítimas de desemprego como são os da construção civil que são a maioria dos residentes naqueles albergues.
Não podemos esquecer que nos encontramos numaaltura em que o número de portugueses a sair de Portugal em procura de trabalho aumenta consideravelmente e que o Luxemburgo é um dos principais países de acolhimento de emigração portuguesa. E por essa razão o apoio aos emigrantes não pode ser descurado.
Posto isto e com base nos termos regimentais aplicáveis, vimos por este meio perguntar ao Governo, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o seguinte:
1.O ministério conhece este problema?
2. Como está o ministério a acompanhar este problema?
3. O ministério irá intervir para salvaguardar o direito à habitação destes trabalhadores emigrantes?
Pergunta ao Governo N.º 507/XII/2
Despejo de trabalhadores portugueses no Luxemburgo
