Em reuniões com empresários do sector têxtil em Portugal fui alertada para as dificuldades na obtenção de matérias-primas para a indústria e dos preços elevados que se começam a fazer sentir, seja relativamente ao algodão, seja quanto à lã, além dos enormes aumentos do preço da energia.
Por outro lado, sabe-se que o governo indiano suspendeu as exportações de fios de algodão até ao final de Março de 2011. Ora, tal medida terá, necessariamente, consequências no aumento dos preços tendo em conta que a Índia é o maior fornecedor para os mercados mundiais.
Por outro lado, na Austrália, o problema das cheias também afectará a venda de lã a nível mundial já que aquele país é um dos principais fornecedores da indústria de lanifícios e a produção de lã em Portugal está, actualmente, muito reduzida.
Assim, solicito à Comissão Europeia que me informe do seguinte:
1.Que estudos e previsões existem quanto ao abastecimento de matérias-primas da indústria têxtil europeia?
2. Estão a ser tomadas medidas que assegurem a manutenção do sector têxtil e das suas diversas indústrias tendo em conta a sua importância para o emprego e o desenvolvimento regional, designadamente em países e regiões onde o desemprego é já muito elevado, como Portugal?