Relatório Albertini sobre a política europeia de transportes
sustentáveis tendo em conta as políticas europeias de energia e o
ambiente
Sendo impossível comentar nesta declaração de voto todas as importantes
questões colocadas por este relatório de iniciativa do PE, dada a sua
complexidade e amplitude, salienta-se apenas que o documento não aborda
ou aborda incorrectamente aspectos que investigadores apontam como
essenciais na abordagem da problemática dos transportes, da energia e
ao seu impacto no ambiente. Entre outros:
- A não referência ao já caracterizado "Pico Petrolífero" e às suas consequências;
- A não referência à utilização do metano nos transportes rodoviários (na forma GNC, GNL ou biometano);
- A mistificação da utilização do hidrogénio enquanto combustível alternativo para transportes rodoviários;
- O enviezamento acrítico da utilização dos biocombustíveis, com as suas consequências dramáticas já amplamente demonstradas;
- A omissão quanto a documentos como o programa "Target 2020" que
defende a substituição, até 2020, de cerca de 20% da gasolina e do
gasóleo consumidos no sector europeu dos transportes;
Por fim, sublinhar que mais que enunciar os problemas, já sobejamente
diagnosticados, se impõe politicas que visem enfrentá-los de forma
eficaz, como o colocar em questão a actual globalização capitalista e o
papel dos transportes neste quadro, nomeadamente a cada vez maior
separação geográfica entre a produção e o consumo, aumentando as
necessidades de transporte.
Sendo que muito mais fica por dizer...