Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Roteiro do espaço único europeu dos transportes - rumo a um sistema de transportes competitivo e económico em recursos

A liberalização do sector dos transportes e a consequente privatização de tudo o que gera lucro, sob pressupostos (nunca verificados) de melhoria da qualidade do serviço, de melhores preços e mais empregos, tem levado, pelo contrário, a prejuízos para os utentes, trabalhadores e economias nacionais.

Esta "política europeia de transportes" poderá servir os interesses de alguns grupos económicos e multinacionais, que buscam uma rede de transportes à sua medida. Atente-se no exemplo, elucidativo, da multinacional alemã DB, que controla hoje mais de 60% do sector da carga no transporte ferroviário. Mas, certamente, não servirá os interesses dos trabalhadores e das populações, das PME, que vêm os custos dos transportes a subir e a qualidade a descer, à medida que avança a liberalização aqui preconizada.

O roteiro do "espaço europeu único dos transportes" desenvolve-se em torno da criação de um "mercado interno europeu de transportes através da abertura das redes e mercados", passando também pelo denominado céu único europeu e comércio europeu de licenças de emissão.

Neste contexto, de nada valem os pios apelos à Comissão para que certifique a inexistência de dumping social, da deterioração da qualidade dos serviços e de monopólios e oligopólios.
Obviamente, votámos contra este relatório.

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