Senhor Presidente, Senhora Comissária Lahbib, desinstitucionalização sem emprego digno e sem protecção social significa pobreza e desinstitucionalização sem serviços públicos que garantam os direitos económicos, sociais e culturais significa abandono e exclusão social.
É preciso, de facto, garantir às pessoas com deficiência as condições para uma vida independente. Sejam adultos, sejam crianças, é preciso garantir as condições para que essa vida seja verdadeiramente independente.
Mas isso exige, em primeiro lugar, uma política de emprego com direitos e de protecção social que garanta a todos o acesso ao emprego com salários justos, com condições dignas de trabalho e de vida ou condições de protecção social, como aquelas que tantas vezes faltam às crianças com deficiência.
Mas isso exige também uma efectiva concretização dos direitos económicos, sociais e culturais por via dos serviços públicos, para garantir a habitação, os transportes, a cultura, a saúde, o direito à educação. Sem isso, não é possível garantir às pessoas com deficiência uma verdadeira vida independente.