Viva a Festa do Avante! Viva a Festa dos valores de Abril, festa dos trabalhadores, do povo e da juventude; espaço de liberdade, democracia, cultura.
Viva a Festa que, mais uma vez, foi planificada, erguida, divulgada e o seu funcionamento assegurado pela militância dos membros do PCP e da JCP, mas também pela generosa e solidária participação de muitos amigos.
Viva também o Avante!, órgão central do PCP, o jornal que dá nome à Festa. Daqui se reafirma o seu papel ímpar e a importância da sua leitura. Avante!, jornal imprescindível na batalha das ideias, desalinhado com os interesses dos grupos económicos que detêm, concentram e controlam os órgãos da comunicação social dominante. Avante!, o jornal que constrói e divulga uma informação de verdade, a verdade a que temos direito.
Informação de verdade porque é informação da classe operária, dos trabalhadores e do povo; porque divulga uma rigorosa visão do mundo, retratando as lutas dos trabalhadores e dos povos pelos seus interesses, direitos e aspirações: contra a exploração, o imperialismo, o militarismo e a guerra; afirmando o valor da paz; da luta dos comunistas e de outras forças progressistas em todo o mundo, mesmo nos seus mais longínquos confins.
Camaradas e amigos,
Realizamos esta edição da Festa do Avante! num ano de exigentes batalhas políticas; de importantes lutas pelos salários e os direitos, contra o pacote laboral, em defesa dos serviços públicos; de solidariedade com o povo palestiniano, pelo seu direito a uma Palestina livre e independente, contra o genocídio levado a cabo por Israel; de solidariedade com o povo cubano contra o criminoso bloqueio dos EUA; de apoio à luta dos povos pela sua soberania, pela paz no Médio Oriente, na Europa e no mundo.
Por tudo quanto representa, por tudo quanto significa para o regime democrático, para os trabalhadores e o povo, para a paz e a solidariedade com os povos de todo o mundo, bem podemos afirmar que a Festa do Avante!, é ela própria expressão de confiança de que, mesmo em tempos sombrios – de ataque aos direitos (em que se insere o famigerado pacote laboral), e de ataque às liberdades; de injustiças, desigualdades e barbárie – é necessário e é possível resistir, tomar a iniciativa e avançar: pelos direitos, pela ruptura com a política de direita, pela alternativa política que retome o caminho de Abril.
Camaradas e amigos,
Saúdo, pois, todos os visitantes da Festa. Saúdo os militantes do PCP e da JCP (e o processo de preparação do seu 13.º Congresso), mas também os nossos aliados na CDU, o Partido Ecologista «os Verdes» e a Associação Intervenção Democrática, democratas e patriotas sem filiação partidária, bem como membros de outras forças políticas, os amigos da Festa, os milhares de jovens que com o seu trabalho e a sua presença, a sua alegria de viver e de lutar, fazem desta a Festa da juventude.
Daqui dirigimos uma saudação e um agradecimento às diversas entidades públicas e privadas e aos seus trabalhadores, que, com a sua colaboração, contribuíram para a realização da Festa.
E, claro, uma saudação muito especial aos nossos convidados internacionais, representantes de partidos comunistas e outras forças revolucionárias e progressistas, que aqui nos trouxeram a sua solidariedade internacionalista e notícias das lutas travadas pelas suas organizações e pelos seus povos.
A todos estes camaradas e companheiros de luta – e aos muitos que não podendo estar presentes nos enviaram saudações – manifestamos a solidariedade dos comunistas portugueses para com as suas lutas e as dos seus povos, pelos quatro cantos do mundo.
Termino com uma saudação especial a todos os que se empenham para dar expressão a esta Festa e aos objectivos pelos quais lutam os trabalhadores e os povos, pelos quais luta o Partido Comunista Português.
E, no próximo ano, quando aqui voltarmos, para concretizar a quinquagésima festa do Avante!, temos a certeza que ela será ainda maior e mais bela porque connosco traremos o património das muitas lutas que iremos travar por um Portugal justo, soberano e desenvolvido, por um mundo de paz e progresso social, por uma democracia avançada inspirada nos valores de Abril, pelo socialismo e o comunismo.
Viva, pois, a Festa do Avante!, expressão de confiança inabalável de que, por maiores que sejam os perigos, é possível transformar o mundo.
Viva a Festa do Avante!
Viva a Juventude Comunista Portuguesa!
Viva o Partido Comunista Português!