Soberania, Política Externa e Defesa

Sobre os 40 anos de Portugal na CEE/UE
3 Janeiro 2026
No momento em que se assinalam 40 anos da adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (posteriormente transformada em União Europeia), Portugal é marcado por impactos profundamente negativos em consequência desse percurso de integração iniciado em 1986, bem como por novos riscos e ameaças para sa condições de vida do povo e o futuro do País que resultam de opções que estão a ser actualmente adoptadas no âmbito da União Europeia.

The European Union between disdain for the problems of the people, the arms race business and the instigation of war
22 Dezembro 2025
On the conclusions of the European Council meeting of December 18 and 19, 2025
The European Council meeting held on December 18 and 19 was marked by the European Union's complete lack of concern for the economic and social problems affecting the lives of workers and peoples, by its insistence on a policy of confrontation, the arms trade and the prolongation of the war in Ukraine, and by its complicity with Israel's genocidal and colonial policy.

A União Europeia entre o desprezo pelos problemas dos povos, o negócio da escalada armamentista e a apologia da guerra
22 Dezembro 2025
Sobre as conclusões da reunião do Conselho Europeu de 18 e 19 de Dezembro de 2025

Palestina/Líbano - UE mantém cumplicidade com agressões e ocupação por Israel
16 Dezembro 2025
Senhor Presidente, Senhora Comissária Šuica, Israel viola o cessar-fogo e continua a assassinar crianças, jornalistas, quem quer que seja que decida assassinar, em Gaza.
Israel decide bombardear o Líbano e mata civis, destrói infraestruturas civis, faz aquilo que entende — violando o direito internacional, desrespeitando completamente a soberania do Líbano e o seu povo.

Omnibus ReArmar a UE - mais privilégios e benefícios para as multinacionais na corrida para a guerra
15 Dezembro 2025
Senhora Presidente, 800 mil milhões de EUR em gastos para rearmamento dão a dimensão da deriva desta loucura belicista e de militarização da União Europeia para a qual estamos a ser encaminhados.

Militarização da UE: Não é com a ameaça da guerra que se alcança a paz
15 Dezembro 2025
Senhor Deputado Jean-Marc Germain, o senhor veio anunciar-nos a ideia de que a paz dentro do espaço da União Europeia se alcança com o investimento de recursos do orçamento da União Europeia para nos armarmos para um confronto com a Rússia.

Orçamento da União Europeia para 2026 - Não dá resposta às necessidades dos povos, tem como prioridade os interesses económicos e a guerra
1 Dezembro 2025
O Parlamento Europeu votou o acordo interinstucional relativo ao Orçamento da União Europeia para 2026, em consonância com o Conselho da UE e a Comissão Europeia, que representa uma redução de cerca de 11 mil milhões de euros, ao nível dos pagamentos, face ao que estava previsto no actual Quadro Financeiro Plurianual para 2026.

Pacto para o Mediterrâneo: as políticas da UE contradizem os objectivos proclamados
24 Novembro 2025
Senhor Deputado Paulo do Nascimento Cabral, a primeira pergunta que quero fazer-lhe é como é que os objetivos deste pacto para o Mediterrâneo podem ser levados a sério, quando a União Europeia mantém uma posição de cumplicidade com o genocídio do povo palestiniano às mãos de Israel, ou de cumplicidade com a ocupação do Sara Ocidental e a opressão do povo saharaui por parte de Marrocos.

Respeitar os direitos do povo sarauí, não às manobras da UE nos seus Acordos Comerciais com o Reino de Marrocos
30 Outubro 2025
O Deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Oliveira, apresentou uma pergunta com pedido de resposta oral ao Conselho da União Europeia e à Comissão Europeia em que denuncia a intenção destes de circundar e ignorar os direitos do povo sarauí no que concerne ao seu território, o Sara Ocidental, cujo estatuto, conforme determinado pelo direito internacional, continua a não ser considerado nas relações comerciais entre a UE e o Reino de Marrocos.

Pôr fim ao genocídio, Cessar-fogo permanente, Palestina soberana e independente
21 Outubro 2025
Senhora Presidente, Senhora Comissária Šuica, o anúncio do cessar‑fogo em Gaza chega tarde e está por cumprir. Para se ouvir falar de cessar‑fogo foram precisos dois anos de genocídio, dois anos de corajosa resistência do povo palestiniano em defesa dos seus direitos, apoiada por um crescente movimento internacional de solidariedade com a Palestina, a que também aqui demos e continuamos a dar expressão.